logoHoriz

Quais São os Tipos de Bombas de Infusão?

Você sabe o que é uma bomba de infusão?

Se não sabe, não é surpreendente. Esses pequenos aparelhos tem um papel crucial para a saúde, especialmente em ambientes hospitalares, clínicas, UTIs, etc., mas poucas pessoas sabem deles, como funcionam e para que servem. É muito provável que você já tinha se deparado com um deles.

O Que é uma Bomba de Infusão?

Uma bomba de infusão é um dispositivo médico que fornece fluidos, como nutrientes e medicamentos, no corpo de um paciente em quantidades controladas. Quer dizer, é um aparelho que introduz um fluido no seu corpo num ritmo controlado, “de colherzinha”, garantindo uma aplicação uniforme.

Isso é muito importante quando o fluido precisa ser administrado com margem pequena de erro. A rapidez com que ele entra no seu corpo, as concentrações, a quantidade, afeta como seu corpo absorve o fluido. Você alguma vez já teve que correr pro banheiro depois de beber água demais de uma vez só?

Pois o princípio é o mesmo; em vez de absorver essa água, ela simplesmente passou direto pelo seu corpo. Sem problemas quando é água. Mas e se for um remédio importante?

Para isso uma bomba de infusão é tão importante. Além de garantir eficiência em ambientes hospitalares, ela pode ser usada mesmo em casa, pelos próprios pacientes! Basta programar a quantidade, o horário, a concentração… e substâncias como insulina, antibióticos, e muitas outras podem ser administrados com precisão.

Quais São os Tipos de Bomba de Infusão?

Bombas de infusão vem em diversos tipos, para diversas tarefas. Por exemplo, elas podem ser usadas para controlar a alimentação em pacientes com sonda nasoenteral, ou para dispensar analgésicos com o aperto de um botão. Podem ser equipamentos que ficam do lado da cama do hospital, ou tão pequenos quanto um smartphone, para ficar preso discretamente no cinto ou no bolso. Como existem vários fabricantes, existem também vários modelos. Mas alguns dos principais tipos são:

Bomba de Infusão ACP (Analgesia Controlada pelo Paciente): muito utilizadas com pacientes que sentem muita dor. Essas bombas podem administrar analgésicos continuamente, mas liberar uma quantidade maior quando o paciente aperta um botão – assim, ele pode administrar a própria dor, e receber alívio mais rápido do que esperar pela enfermeira.

Bomba de Infusão de Seringa: como sugere o nome, essas bombas são conectadas a uma seringa normal, e ajudam a administrar um medicamento bem lentamente de modo intravenoso. Ela é muito usada com pacientes recém-nascidos, e ajuda a evitar super dosagens.

Bomba de Infusão Enteral: para pacientes com sonda nasoenteral, que são alimentados diretamente através de um tubo, essa bomba controla o fluxo de alimento e líquidos. Ela pode ser usada mesmo durante o sono, para o paciente poder passar o dia sem estar conectado!

Bombas de Insulina: esse é um exemplo de bomba pequena, que pode ser usada pelo paciente em sua vida diária. O aparelho libera doses pequenas, mas contínuas de insulina, substituindo a necessidade de injeções diárias.

E esses são apenas alguns dos muitos usos de uma bomba de infusão. Por conta do constante avanço em sua tecnologia, muitos outro modelos ainda existem.

plugins premium WordPress
WhatsApp
1
  • Infusão por via subcutânea
  • Modelo das agulhas
  • Sistema completo Emed
  • Utilização nos tratamentos
  • Imunodeficiências primárias e secundárias
  • Hipodermóclise
  • Doenças raras em teste
  • Infusão por via endovenosa
  • Equipo Emed AccuFlo TM
  • Utilização nos tratamentos
  • Infusão de soluções e medicamentos

Qualidade de vida aliada com tecnologia